Os Pirenéus e as Terras de Lleida, uma terra de grande riqueza cultural!

O nosso território possui um rico património cultural e monumental, encabeçado por uma herança românica que tem o seu máximo expoente no conjunto de igrejas românicas do Vall de Boí, declaradas como Património Mundial pela UNESCO. Um importante conjunto pictórico rupestre encontra-se também distribuído por toda a região de Lleida. Podem também visitar uma jóia do período românico-gótico, conhecida como a Seu Vella na cidade de Lleida, assim como a única catedral românica que se conserva na Catalunha, a Catedral da Seu d’Urgell.

Além disso, encontra-se espalhada por toda a região uma vasta colecção de arte e arquitectura, museus, igrejas, mosteiros, ermidas, torres de vigia, castelos, pinturas murais, retábulos, peças de iconografia e imagens religiosas, tapeçarias, etc. Uma terra de um povo afável e hospitaleiro, que cresceu numa paisagem única e sabe transmitir os seus conhecimentos através de festas populares, da arte, e, naturalmente, da sua história.

Nesta secção poderão explorar e conhecer muitas destas realidades no espaço e no tempo: a Lleida antiga, a Lleida medieval, a Lleida renascentista, a Lleida art nouveau..., fruto da passagem da história, da passagem das culturas, da passagem das tradições.